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Como fazer um plano de ação para aumentar resultados

Quem já tentou fazer, sabe que não é simples realizar um bom plano de ação para uma empresa. Há muitos detalhes que geralmente escapam a nossa atenção. Se você toca uma empresa, provavelmente sabe das dificuldades que surgem pelo caminho.

Assim, para que você possa alcançar os seus objetivos, é fundamental que você tenha um bom plano de ação que contemple todos os seus objetivos para o futuro.

De antemão, é necessário saber que este conjunto deve estar organizado e estruturado. Somente assim será possível cumprir os objetivos acordados. Um plano de ação, para quem ainda não sabe, é a reunião de todas as práticas que uma empresa irá tomar quando buscar atingir seu máximo potencial. Para tanto, é necessário que esse plano de ação esteja explicado de forma clara, em um documento facilmente encontrado pelos colaboradores.

Um plano de ação bem trabalhado irá focar em um objetivo geral, ou seja, em uma meta que deve ser realizada em um determinado tempo. Por exemplo, você deseja ampliar e maximizar as vendas em 30%. Sem um plano de ação que estruture de que forma alcançar esse objetivo, o que você sonhou realizar em um único ano, pode acabar demorando vários anos.

Talvez você ainda não conheça o termo plano de ação, mas ao terminar este texto, estará íntimo dele. O plano de ação é um conjunto de ações que são planejadas previamente e acabam sendo elaboradas após uma extensa e detalhada análise de dados.

Assim, o plano de ação pode ser um documento para curto prazo, embora seja constantemente utilizado para o desenvolvimento em médio e longo prazo.

Um bom plano de ação é caracterizado por detalhar uma situação do seu planejamento até sua conclusão, prevendo erros, na tentativa de minimizá-los.

Assim, ao planejar um plano de ação, uma empresa irá criar uma lista de estratégias de erros que podem ocorrer no caminho e como eles podem ser minimizados, além de como acelerar a realização dos seus objetivos.

Planos de ação também costumam ser feitos como uma tentativa para correção de um problema na empresa ou na busca de evitar um futuro problema. Assim, a elaboração de um plano de ação visa uma extensiva consulta por informações, sejam elas registros históricos, atas de reuniões, relatórios de pesquisa ou de auditorias.

Por fim, antes de começar a elaborar seu plano de ação, é necessário que você tenha uma boa noção dos setores, sabendo como esse plano irá afetá-las e contribuir para que o objetivo comum final seja alcançado.

Se você ainda não vê importância na criação de um plano de ação, saiba que ao fazer isso você dará mais organização para administração da sua empresa, tendo em vista que as ações estarão estudadas e planejadas nos mínimos detalhes.

Dessa forma, o plano de ação irá orientar o gestor da empresa. Ele, seguindo o plano de ação, saberá quando, o quê e o motivo pelo qual está tomando cada uma das ações. Isso, logicamente, acabará por reduzir as chances de erro ao mesmo tempo em que aumenta as chances de resultados positivos.

Os cinco passos de um plano de ação

Agora que demos uma boa pincelada nos aspectos que fazem o plano de ação necessário para a boa administração de uma empresa, é necessário conhecer a composição do plano, para que, através dele, seja possível realizar efetivamente isso no seu empreendimento. Confira a composição do plano de ação em cinco passos:

1 – As metas de um plano de ação contribuem para se encontrar uma solução
Ao elaborar um plano de ação, será preciso identificar quais são os problemas pendentes dentro do seu empreendimento. Assim, não adianta apenas notar que algo está errado, é necessário saber com dados concretos, compilados em relatórios, quais são os pontos que estão saindo do seu controle na empresa. Depois de descobrir o problema, é preciso pensar em como resolvê-lo sem que isso traga prejuízos para empresa ou que traga o mínimo possível. Isso pode ser feito através de uma análise de dados que pode ser delimitada através de metas e objetivos. Por exemplo: você quer aumentar as vendas de um determinado produto, então é necessário estabelecer quantos devem ser vendidos e em quanto tempo.

2 – Crie uma lista de ações para que cada meta do plano de ação seja alcançada
Quando se estiver fazendo o plano de ação, é preciso ser detalhista. Assim, deve-se entender o esforço necessário para atingir cada meta, cada objetivo. Para deixar o mais organizado possível, é preciso que se faça uma lista de ações para cada meta estipulada.

Detalhar isso é trabalhoso, mas no futuro irá lhe poupar muito tempo. Continuando no exemplo de aumento de vendas de um produto, não basta colocar quantos deseja vender, é preciso especificar como essas vendas podem ser aumentadas, ou seja, se será por maior divulgação junto a determinado público, por promoção, por mudança da qualidade do produto, etc.

3 – Monte um bom cronograma de seu plano de ação
Todo planejamento e este também é o caso do plano de ação precisa ter uma determinação de qual tempo ele será executado. Isso, logicamente, porque o não estabelecimento de uma meta pode atrapalhar o cumprimento dos objetivos e gerar prejuízos. Então, desenvolva um cronograma em que haja uma data correta para o início e o fim de cada ação ou etapas de uma ação. Assim, você terá um planejamento mais eficaz.

4 – Tenha os recursos necessários para a realização do seu plano de ação
Aqui é necessário sabe quanto será gasto para o cumprimento de seu plano de ação.

Então, tenha uma noção real do tempo de trabalho que será gasto para o cumprimento da ação planejada. É importante que os recursos sejam definidos em cada etapa do plano de ação. É comum que os recursos geralmente sejam com profissionais focados numa única tarefa e não em recursos financeiros.

5 – Procure por erros no plano de ação
Você planejou perfeitamente seu plano de ação, mas acredite, ele terá problemas. Então procure quais seriam os possíveis problemas que você encontraria durante a execução do seu plano. Ser precavido ajuda a solucionar futuros erros.

Fonte: A magia do mundo dos negócios

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