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O comportamento do fotógrafo nas redes sociais

Hoje é o fotógrafo Rodrigo Lana. Sou nascido no interior de Minas Gerais e residente na capital Belo Horizonte há quase 17 anos. Tive envolvimento direto com a fotografia em meu primeiro emprego aos 17 anos em uma empresa de revelação de fotos digitais e analógicas. Lá descobri um mundo imenso a ser desvendado e, principalmente, um sonho: o de viajar para conhecer aqueles lugares que eu só tinha a oportunidade de ver através das fotografias de apaixonados por viagens levadas para revelação.

Quando escolhi deixar aquela empresa para me aventurar como um profissional da fotografia, comprei uma Canon Power Shot SX-20is e um Flash Canon 580ExII. Logo após pesquisei pela região de BH um curso teórico para aprender como aproveitar o melhor do meu equipamento. O tempo passou, me tornei fotógrafo de shows oficial do Hard Rock Café BH. Em sequência, fotografei para algumas empresas, dezenas de casamentos e, no final de 2012, já com quase três anos como fotógrafo de fato, escolhi me especializar em fotografia de casamentos. Como fotografava shows, ensaios de gestantes, casais e festas infantis – além de fotografar casamentos apenas para outras empresas como freelancer – tomei a decisão de focar nos meus próprios casamentos e nos meus casais, onde eu poderia tomar frente para criar, ousar e abusar nas fotos.

Juntamente à fotografia, busquei, desde o início de 2013, casais apaixonados por viagens, interessados em realizarem fotos de pré e pós-casamento em praias, montanhas, rios, roças, e na própria na lua de mel. Assim pude ir realizando o antigo sonho de viajar pelo mundo afora. “Rodrigo, mas espera! Uma pergunta: O que a sua história tem a ver com o título do texto ‘O comportamento do fotógrafo nas redes sociais?’”. Respondo com o maior prazer! Em 2013, quando fiz a escolha de me especializar em fotografia de casamento e ter os meus próprios clientes, unindo essa escolha às viagens, as redes sociais se tornaram a minha melhor ferramenta de acessibilidade para que muitas pessoas conhecessem o meu trabalho e assim eu conseguisse encontrar os clientes certos: noivos, meio loucos, apaixonados por viagens e fotografia e, principalmente, que quisessem a “minha fotografia” para um momento especial da vida deles.

Uma das minhas experiências com as redes sociais na fotografia é exatamente sobre o seu comportamento nesses espaços, ou seja, no seu Instagram ou Facebook, seja o perfil pessoal ou mesmo a sua fanpage. Usando-me como exemplo, em 2013, procurei fornecedores para parcerias em minha cidade, e não fui bem “acolhido” por ser muito jovem (hoje tenho 25 anos), sem um nome formado, e não ter portfólios ou mesmo casamentos próprios. Então, não me desanimei quanto a isso e fui estudar o máximo possível sobre redes sociais: o que eu poderia fazer para divulgar o meu trabalho através delas? Como fazer as minhas fotos chegarem até as pessoas que me contratariam através do meu propósito? Assim, errando, testando, analisando e buscando aperfeiçoar a minha técnica em paralelo, conquistei em menos de um ano muitos seguidores no Facebook de forma orgânica. Depois testei alguns patrocínios e até hoje tenho uma das maiores páginas em números de seguidores e engajamento no mercado de casamentos no meu Estado.

Por isso, quero compartilhar algumas dicas de comportamento nessas redes sociais (Facebook e Instagram) para que você possa se conectar com o público que deseja:

1. Primeiramente, defina o seu público. Um nome, profissão, idade, gênero, escolaridade, qual mídia esse público está, qual gênero musical gosta, lugares no qual ele passeia, o que ele precisa que você pode oferecer, entre outros detalhes. Assim, você saberá exatamente para quem você está falando;

2. Você é julgado e criticado por cada palavra, post ou comentário que você faz. Mesmo a timeline sendo sua; tenha sempre em mente que você tem pessoas diversas que te seguem, por isso política, time de futebol, religião e outros temas polêmicos podem afetar uma possível contratação de um casal com você, logo, é legal ter discernimento sobre o que você compartilha;

3. Seja você! Clareza, verdade, autenticidade na sua comunicação. Quem você é, o que você gosta de fazer nas horas de lazer, estilo musical, vestuário e gostos pessoais fazem com que grupos de pessoas parecidas se conectem por desejos e motivos parecidos. Não tenha vergonha nem medo de divulgar o seu estilo, pois pode se tonar uma escolha muito boa para atrair clientes que são parecidos com você;

4. Uma última dica sobre postagens de conteúdo nas redes sociais. É o uso da frequência, que aumenta a visibilidade e engajamento orgânico da sua fanpage e também do seu Instagram. Quando se tem um perfil profissional, onde se posta todos os dias, mantendo esta regularidade de postagens, em horários próximos todos os dias sem falha, as pessoas que lhe acompanham, sempre irão voltar no próximo dia para acompanhar os novos trabalhos. Se planeje e crie agendamentos através de sites como Instamizer ou mLabs, para obter esta frequência de postagens sem a necessidade de postar manualmente a todo momento.

Fonte: Blog Wedding

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