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Como a prática do Follow Up permite mais eficiência ao corretor de imóveis

Follow Up é um termo muito comum para quem trabalha com vendas. É utilizado para citar o acompanhamento realizado pelo vendedor ao cliente que solicita informações através dos canais de atendimento da empresa.

É extremamente eficaz pois ajuda a criar um relacionamento ativo e duradouro e permite negócios futuros uma vez que o vendedor está sempre em contato com seu futuro cliente. É também fundamental nas práticas de pós venda, pelos mesmos benefícios: relacionamento com o cliente, o que gera vendas e evita reclamações futuras.

Para o corretor de imóveis, que trabalha com foco na internet ou mesmo em plantões, e que recebe mensalmente um número razoável de leads, realizar o follow up dos seus clientes será importante para que ele entenda em que fase do ciclo de compras estão os seus clientes, de modo a segmentá-los e permitir ações mais produtivas.

Utilize o seu CRM para executar o follow up

Dependendo da quantidade de contatos, ou da sua carteira de clientes, com o passar do tempo e o acúmulo de informações, fica impossível gerenciar o que buscam seus clientes, a data de aniversário, perfil de busca e etc. Você pode estar acostumado a fazer tudo isso com uma agenda e para quem gosta de planilhas, o Tecimob disponibiliza algumas bem úteis aqui:

Mas o ideal, se você quer mesmo tornar o follow up como um hábito é utilizar o seu CRM para esta prática. Coletar o máximo de informações do seu atendimento e a cada nova ligação ou reunião com o futuro cliente, voltar ao software e atualizar a ficha do seu cliente.

Gosto muito do Tecimob para realizar follow up pela facilidade com que a ferramenta foi concebida, a começar pela forma como é chamado o histórico de follow up: Vida do Cliente.

É na Vida do Cliente que você poderá acrescentar dados, aprimorar a busca, saber quais imóveis foram encaminhados para esta pessoa e demais informações que forem necessárias. Além do mais, também é possível ser automaticamente lembrado de quanto tempo faz desde seu último contato e ter uma visão mais clara do funil de vendas.

Seja pelo CRM ou seja através de planilhas, para executar o Follow Up de maneira eficiente, o corretor de imóveis precisa colocar-se no lugar de seu cliente e ter em mente que comprar um imóvel pode levar bastante tempo. O futuro comprador precisa pesquisar, visitar, avaliar antes de concluir a compra de sua residência.

Essa busca por informações enriquecem a conversa, fornecem ao corretor dados que o ajudarão a encontrar o imóvel de acordo com o que busca o cliente e neste momento, ele assume um papel de consultor, acompanhando o futuro comprador nas várias etapas da busca por sua casa.

Isto será um grande diferencial para o profissional que executa o Follow Up, já que muitos corretores ainda insistem em manter contato apenas no momento que o cliente gera um pedido de mais informações.

Além disso, um follow up bem executado, respeitando o tempo do cliente, será eficaz para ganhar a confiança do mesmo, tornando-se uma referência e recebendo em troca, algumas indicações pelo bom trabalho.

Fonte: Blog Tecimob

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