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Profissional autônomo: dicas para profissionalizar sua prestação de serviços

A profissionalização tornou-se uma necessidade para prestadores de serviço interessados em atrair mais clientes. Por um lado isso deve ser feito por causa das facilidades colocadas pelas novas leis de seguro social e aposentadoria, por outro, pela cobrança de clientes que preferem cada vez mais os profissionais que tenham uma reputação e um certo nível de organização.

Essa profissionalização não diz respeito apenas à maneira como o prestador se encaixa em uma faixa de tributação ou na possibilidade de emitir nota fiscal. Vai muito além disso! Profissionalizar sua prestação de serviços significa que você deve utilizar ferramentas e estratégias que tornem seu serviço cada vez melhor e mais completo.

Abaixo elaboramos três dicas para você profissionalizar sua prestação de serviços.

Aproveite os benefícios da internet

A internet transformou-se em um grande canal de comunicação para prestadores de serviço se promovorem. O uso de sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, demonstra que o profissional entende quais as melhores maneiras de abordar seus clientes. Mais do que isso, tirar proveito da internet pode ser uma alternativa barata de conquistar novos negócios.

Por outro lado, é preciso ter o mínimo de conhecimento para se construir uma marca na web. Da mesma forma como ela ajuda, ela pode prejudicar o andamento do seu trabalho. Assim, procure pesquisar como profissionais autônomos têm usado a internet para aumentar o número de clientes antes de começar a se promover.

Bem utilizada, sem dúvida alguma a internet trará grandes benefícios em curto prazo. Principalmente pelo seu grande poder de propagação de uma mensagem.

Tenha um sistema de relacionamento com clientes

Ao buscar pela profissionalização, todo profissional autônomo precisa colocar em destaque o relacionamento com o cliente. Cada vez mais, ao se contratar esse tipo de serviço, o cliente considera a maneira como é atendido e, por isso, essa relação é tão fundamental quanto o próprio serviço prestado.

Assim, busque utilizar um sistema de relacionamento com seus clientes. Não precisa, necessariamente, ser um software na web, mas uma forma onde possa registrar os contatos, endereços, serviços prestados, preços, entre outras informações importantes.

Muitas vezes seus próximos clientes serão indicações de clientes atuais, tornando esse relacionamento uma valiosa ferramenta de marketing.

Utilize as cobranças recorrentes

Oferecer diferentes formas de pagamento é um grande indício da maneira como você conduz seu negócio. Assim, preocupe-se em facilitar o pagamento dos seus serviços ao ponto em que isso se torne uma vantagem para você.

Nesta questão, os pagamentos recorrentes funcionam como um grande aliado para a manutenção de clientes. Por se tratar de uma forma de pagamento mais cômoda e que não depende de cobranças mensais, reduzindo o desgaste com o clientes, costuma ser mais eficaz do que outras cobranças.

Aos poucos, o cuidado com a profissionalização dos seus serviços trará novos e mais fiéis clientes. Sua marca como profissional autônomo será valorizada e seu investimento em marketing se mostrará mais eficiente. Melhorar o relacionamento, tirar proveito da internet e oferecer alternativas cômodas de pagamento podem levar sua prestação de serviço a um nível onde a concorrência não poderá chegar são coisas que agregam um grande diferencial ao serviço.

Fonte: Asaas

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