5 Dicas Empreendendo Casal

5 dicas para ter sucesso empreendendo em casal

Ter um sócio costuma ser um bom caminho para quem deseja abrir uma empresa. Compartilhar a gestão e a tomada de decisões e somar experiências são ações que fazem bem ao negócio. Muitas vezes, o sócio pode estar mais perto do que você imagina.

Empreender em casal é uma opção. A harmonia encontrada no amor pode se repetir na gestão de uma empresa. Mas ter um negócio com o cônjuge pode levar a problemas na vida pessoal e profissional dos dois.

Uma reportagem, publicada originalmente pela “Entrepreneur”, listou algumas dicas para quem deseja ter sorte no amor e nos negócios. O texto foi escrito por Maria Orozova, que empreende com seu marido, Scott Thomas, na empresa de marketing Mod Studio.

1. Tenha equilíbrio
Na era digital é possível trabalhar de qualquer lugar. Com isso, o tempo reservado à vida pessoal pode ser invadido pelas tarefas da empresa. A reportagem sugere que o casal empreendedor tenha bom senso e não gaste todo seu tempo de lazer trabalhando.

Dependendo do perfil de cada pessoa, pode ser que um fique ressentido com a dedicação ao trabalho fora do expediente do outro. Caso os dois sejam workaholics, a dica de Maria é que o casal se esforce junto para separar a vida pessoal da profissional.

2. As diferenças fazem bem
Não fique bravo porque seu cônjuge pensa diferente. Como já foi dito, um contraponto pode ajudar a enxergar outros aspectos de uma situação e levar a uma tomada de decisão mais assertiva.

Perfis distintos mas complementares também fazem bem ao negócio. Divida as tarefas de cada um de acordo com os pontos fortes. Deixar a gestão de pessoas e o marketing para a parte mais extrovertida do casal é um exemplo de divisão sensata.

3. Sonhem juntos
Assim como acontece com a vida em casal, em que tudo deve ser combinado e os dois devem estar alinhados para realizar seus sonhos, as metas da empresa devem ser traçadas pelas duas partes. Ambos têm que concordar com os rumos do negócio. Do contrário, a infelicidade de um pode influenciar muito a saúde do negócio.

4. Respeite
O respeito é fundamental para qualquer relação amorosa. Nos negócios, o cuidado para manter a calma e não ofender ninguém deve ser maior ainda. Isso porque divergências, de acordo com Maria, são mais comuns na empresa do que em casa.

Ela afirma que, sempre que há um momento de tensão, é importante respirar fundo, não falar a primeira coisa que vem à cabeça e ter empatia são essenciais.

5. O casamento é o mais importante
Para Maria, um clima ruim no escritório pode ser relevado pelo casal ao chegar em casa. Mas não o contrário. Até porque, segundo ela, o fim do casamento provavelmente pode destruir a empresa.

Para a empreendedora, o relacionamento fora do escritório sempre tem que ser a prioridade – foi o amor que levou a dupla ao empreendedorismo.

 

Fonte: Pequenas empresas grandes negócios

 

Seu sonho é abrir um negócio de prestação de serviços? Conte com a Contabilizamos para facilitar o seu dia a dia e lhe proporcionar segurança. Pense nisso!