3 Conselhos Clientes

3 conselhos para conquistar os primeiros clientes

Para o francês Ludovic Ulrich chefe de relações com startups da Salesforce, o motivo que mais leva startups a fecharem as portas não é a falta de investimentos, mas de clientes. “Não são todas as empresas que conseguem a atenção de investidores, ainda mais quando falamos daquelas que estão fora dos holofotes do Vale do Silício. Por isso a construção de um relacionamento com os consumidores acaba sendo a maior arma que uma startup pode ter”, disse ele, que é hoje gerente de relações com startups da Salesforce.

Ulrich fala com bastante conhecimento de causa. Ao longo de sua carreira, traçou um longo caminho dentro do empreendedorismo: antes de ingressar na companhia criadora do sistema CRM, ele trabalhou na Up Global, que realiza os eventos Startup Weekend ao redor do mundo, e no Bizspark, programa global da Microsoft para startups.

Contratado pela Salesforce para ajudar a desenvolver um programa da companhia para novos negócios, ele é um dos criadores do Salesforce for Startups. A iniciativa tem como objetivo ajudar startups a criar relações com os consumidores de maneira mais natural, usando conhecimentos e tecnologias disponibilizados pela empresa. “O movimento da Startup Enxuta pede que os empreendedores tenham um relacionamento próximo dos clientes. Porque são eles que irão dar o feedback necessário para que o empreendedor melhore seu produto ou serviço.”

Abaixo, veja três dicas de Ulrich para construir um bom relacionamento com o consumidor:

Tenha em mente que o produto não é nada sem o consumidor
Muitas vezes, o empreendedor fica tão encantado pela tecnologia que está desenvolvendo que acaba focando muito mais nela do que em seus potenciais compradores. Para Ulrich, esse é o primeiro impulso que o fundador precisa combater. “Os primeiros consumidores te darão muitas respostas sobre o que você precisa melhorar na empresa”, diz. “Se a empresa está numa fase inicial, de captar seus primeiros 10 clientes, o empreendedor deve se engajar até em saber o nome desses clientes. Uma boa experiência do consumidor começa assim.”

Aja como a companhia que você quer se tornar
Para o francês, os negócios que estão começando devem prestar um serviço ao consumidor digno de uma empresa grande. “O consumidor deve pensar que a empresa é melhor do que ela é. Esse é o melhor elogio que uma empresa pode receber”, diz. Segundo o executivo da Salesforce, contudo, a ideia aqui não é fingir que o seu negócio é algo que ele não é. “Mas, quando você tem isso como um mantra, verá como será fácil conseguir mais clientes. Quando as pessoas se surpreendem com algo, elas indicam para os amigos, para as famílias”, afirma. “Esse é o marketing mais barato e útil que alguém pode querer.”

Veja o que está a sua disposição
“Nunca foi tão fácil iniciar um negócio”, diz Ulrich. “Muitas empresas, como a Salesforce, desenvolvem programas para ajudar startups. Além disso, existem cada vez mais aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, mentores.” Para ele, é importante que o empreendedor consiga olhar e aproveitar o que existe disponível no ecossistema empreendedor para desenvolver a empresa. “Tem muita gente interessada em conversar com startups e ver como elas estão se diferenciando no mercado.”

 

Fonte: Pequenas empresas grandes negócios

 

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