5passos

Cinco passos para o sucesso na fotografia

1. técnica

Muitos fotógrafos se preocupam em explorar novas locações, gastam tempo pesquisando, viajam, às vezes para muito longe, em busca de novos horizontes. Já vi trabalhos em lugares paradisíacos, em verdadeiros cartões postais, mas sem nenhuma consistência. Antes de se pensar em novas locações, é preciso trabalhar e desenvolver um novo olhar. É fascinante a capacidade que um olhar treinado tem de criar imagens fantásticas em locais comuns. Um olho treinado pode ser desenvolvido dando lugar à capacidade de olhar para o nada e criar mil diálogos e mil imagens. O fotógrafo preparado usa luz + composição + direção para criar ou compor com os elementos à sua volta. E, para isso, não precisamos estar em lugares fantásticos como o Caribe ou Fernando de Noronha – a equação desses três elementos é que vai trazer força, drama, leveza e etc.

2. vendas

Saber vender é tão importante quanto saber fotografar. Estudo muito as técnicas de vendas, rapport, um pouco de psicologia, filosofia e expressão corporal. Estou sempre aberto a aprender mais sobre esse assunto. A profissão de fotógrafo de casamento é uma das mais complexas do mundo. Precisamos conhecer muito sobre ser humano, sobre o mundo e sobre nós.

3. Expectativas

Aprendi a não criar expectativas. Cada vez que saio para fotografar sempre esvazio a mente e procuro não pensar em como serão as fotos ou me perguntar coisas como: ‘se o casal vai ser legal’, ‘se lugar vai ser bonito’, ‘se o tempo vai ajudar’… Quando você cria uma imagem antes da coisa acontecer você se limita àquilo, passa a não se desafiar mais e começa a se repetir. Tenho um compromisso comigo mesmo de não me repetir, de experimentar sempre e buscar imagens que gritem a minha personalidade.

4. composição

Desafiem-se, experimentem fotografar no mesmo local de ontem e fazer fotos completamente diferentes. Conectem-se com as pessoas e não com o lugar. Estudem e pratiquem muito todas as ferramentas, luz, composição e direção para sobrar energia para se fazer o essencial: a fotografia como linguagem.

5. inspiração

Os fotógrafos estão sempre à procura de mais informação, cursos e equipamentos. Mas, a maioria dos profissionais se esquece de um ponto que talvez seja tão importante quanto todo o restante: o sentimento.
Muito além de “apertar o botão”, o fotógrafo precisa viver aquele momento que está registrando. Como diria o mestre Ansel Adams: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”, ou seja, é necessário muito mais do que apenas um bom equipamento.

Fonte: Blog Wedding

Quer se formalizar abrindo um MEI de Fotografia? Conte com o apoio da Contabilizamos.