Silheutas

7 dicas para fotografar silhuetas

Trago hoje mais algumas dicas simples e práticas. Dessa vez sobre silhuetas! Eu adoro esse tipo de fotografia e tenho boas dicas para ajudá-lo a fazer lindas imagens. Silhuetas, por definição, são perfis de pessoas (objetos, animais, etc) que são desenhados pelas sombras que se formam em contraluz! Basicamente consegue-se isso fotometrando o céu e deixando o primeiro plano (casal) totalmente escuro. Não existem regras, nada aqui é a verdade. Sempre devemos adaptar as coisas para o que melhor nos convém! Então vamos para as dicas:

1. Horário. Em qualquer tipo de foto externa o horário deve ser levado em consideração. É um fator muito importante para vários aspectos do ensaio, da composição ao cansaço. Com as silhuetas não é diferente. Não é regra mas procure fotografar em horários em que o Sol não está tão no topo, a partir das 15-16h é o ideal para começar. Como disse em alguns posts atrás nas dicas de ensaios externos, a partir das 16h o sol está mais agradável, e com sombras menos duras. Isso ajuda e facilita muito. A imagem acima foi feita com o Sol das 16h.

2. Não comece o ensaio com as silhuetas. No começo dos ensaios a maior parte dos casais está mais travado, inibido. Isso acontece quase sempre. Se começarmos logo com as silhuetas as fotos vão ficar muito travadas também. O fato de estarmos fotografando apenas as sombras tira as expressões, olhares e sorrisos, fazendo com que os movimentos, a pegada, os abraços sejam a composição do casal. Então se deixarmos pra fotografar depois que o ensaio já “esquentou” tudo ficará muito mais natural! Em um próximo post falarei sobre como deixar os casais mais à vontade para as fotos ficarem muito mais naturais. Aguardem os próximos episódios,

3. Use aberturas mais fechadas. Um erro que muitos cometem é com a abertura, eu mesmo já sofri com isso. Regulava a fotometria abaixando o ISO e subindo a velocidade. Isso compensa a luz e chega nas silhuetas, funciona, mas é uma maneira “cega” de fazer as coisas. Utilizar aberturas mais fechadas faz com que enxergamos coisas novas no céu, ajudando na composição. Faça um teste quando ainda houver sol, deixe a abertura acima de F11 quando for fazer a silhueta, e regule os demais a partir disso. E repita a mesma foto em uma abertura que geralmente use e regule os itens novamente.

4. Cuidado com as cores. Sempre digo isso nos meus posts: as cores são fundamentais para uma bela fotografia. Menos é mais, sempre. Para as silhuetas coloridas tente deixar o mais natural possível. As fotos vêm prontas da maneira que fotografamos quase sempre, caso necessário ajuste o contraste e a temperatura. Inventar uma gama de cores que não existe pode não ficar tão legal. Já para as silhuetas em preto e branco procure contrastar na medida. Isso é variável de acordo com o estilo que você fotografa. No fim do dia vamos ter menos contrastes, mas ainda sim é possível ter belas imagens. Lembre-se, menos é mais! Sempre!

5. Aproveite o céu. A maior fonte de luz é o Sol e, consequentemente, o céu. Tente compor o máximo da foto usando-o como tela, outros elementos na cena (construções, árvores, carros, etc) podem ajudar na composição! Principalmente para conseguir mais simetria. Mas o céu sempre reserva cores lindas e remete ao minimalismo. Eu particularmente adoro fotos minimalistas. Literalmente pinte sua foto com as cores que vão surgindo no céu. Use as nuvens, os raios que se formam quando o Sol se esconde, o natural é muito lindo. Existem meios de utilizar o flash como fonte de luz e conseguir ótimas fotos. Já vi fotos lindas, inclusive como Imagem da Semana aqui no Blog Wedding Brasil. Mas não sou a melhor pessoa para falar sobre flash (não ainda).

6. Ouse. Por ter uma definição, as silhuetas tendem a cair no mesmo quadro sempre! Em determinado momento dizemos que já vimos essa foto antes. Portanto OUSE! Crie, adapte! Seja curioso ao ponto de saber se o casal gosta de dançar, se tem um carinho especial ou até mesmo um cumprimento exclusivo. A criatividade deve ser estimulada, devemos saber criar a partir do que vemos! Mas isso é assunto para outra matéria.

7. Aguarde os últimos instantes de luz. Já disse que os melhores momentos de um ensaio são os finais. A luz que cai, as cores que se formam no fim do dia são surreais! As câmeras conseguem captar algo que geralmente não vemos num olhar direto. Portanto espere. Fique até o Sol ir embora. Vai valer a pena!

Fonte: Blog Wedding

Você tem um MEI ou está pensando em abrir um para formalizar seu negócio e quer ficar tranquilo com a Receita Federal? consulte a Contabilizamos.